domingo, 1 de março de 2009

Auto estima



Desde que iniciei minha RA além de estar emagrecendo, estou resgatando valores e qualidades que estavam escondidas em mim, e isso engloba minha auto estima, que passou por longos anos em baixa. Impressionante como mudando nossos hábitos, mudamos muito em nós. Estou aprendendo a me olhar de uma forma mais direta, sem máscaras, sem desculpas. Olhar no espelho e ver a imagem refletida é um exercício diário de superação de nossos limites, de nossa força, determinação e principalmente disciplina.

A auto-estima e amor-próprio, é a base para o ser humano. È o caminho para a superação das nossas doenças de origem emocional. Não importa o que passou, o importante mesmo é termos isso em mente, que quando queremos, nós podemos, desde que nos dediquemos.

Quando nossa auto-estima está baixa geralmente nos sentimos de forma inadequada, insegura, com dúvidas, incerta do que realmente somos, com um sentimento vago de não sermos capaz. E tenho experimentado que melhorar a minha auto estima me faz acreditar que sou capaz de fazer aquilo que quero, de me cuidar, e com isso estou desenvolvendo um sentimento de força e determinação. Eu sou a única responsável pelos meus atos, pela minha alimentação, pelo que me faz bem, portanto não devo e não posso culpar outrem por nenhum deslize, afinal tenho o livre arbítrio, e com ele a responsabilidade de fazer escolhas, então que sejam escolhas saudáveis.
A minha auto-estima tem influencia direta em tudo o que faço, pois é o resultado de tudo que acredito ser, por isso esse auto conhecimento que estou adquirindo em minha RA, é de fundamental importância para aumentar minha auto-estima. Tenho percebido que me sinto mais segura, mais confiante, atenta aos meus desejos, acreditando mais em mim, respeitando meus limites, reconhecendo meus valores, expressando meus sentimentos sem medo, estou me sentindo mais competente. Sei que é um processo gradativo que me exige trabalho e conscientização. Mais um mês se inicia e eu continuo firme, a cada dia me redescobrindo e me renovando e isso é maravilhoso!
(Para deixar seu comentário, clique no título da postagem, pois o blog está com problemas de configuração que não consigo solucionar.)

5 Comente aqui:

Elaine Regiani disse...

erônica.
Quero te parabenizar. Seu desempenho é ótimo. Como consegue emagrecer tãorápido? Coloque aqui o cardápio de um dia da sua RA.
Falou muito bem sobre auto estima. Acredito também que quando lidamos bem com nossas emoções, tudo à nossa volta melhora e isso é reflexo da auto estima. Vamos continuar assim, trabalhando para que ela se mantenha sempre alta.
Bjs, fique comDeus!

Elaine Regiani disse...

Verônica,
... desculpe, meu teclado não tá legal..

Letícia Vargas disse...

Oiee ..

Auto estima ... amei o texto ... estou tento que trabalhar muito a minha ... As emoções são a base para o sucesso ou fracasso nessa caminhada.

Vamos continuar trabalhando juntas!!!

Beijãoooo

giovanna disse...

Oi Veronica , tem um selinho p vc no meu blog
Beijos!!!

disse...

Oi Veronica!

realmente, nossa auto-estima fica muito melhor e com isso ficamos fortalecidas, é ótimo!

beijão!