sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Você já foi chamada de gorda?

Eu já fui, e doeu muito, a frase soou como um tapa, e me deixou zonza, surda, fazendo eco dentro de mim, estamos em 2009, e isso aconteceu em 1996, sim eu já era gorda nessa época. Me lembrei desse episódio faz pouco tempo, quando assistindo o seriado Maysa, em uma cena o Ronaldo Bôscoli a chamou de cafona, brega e encerrou a frase com a palavra GORDA, alto e em bom tom, doeu em mim, doeu. Naquele momento me reportei para a minha vida real, e o motivo? Foi porque eu não encontrava a chave do portão da garagem dentro de minha bolsa, demorei um tempão para encontrar, e nós dois dentro do carro, parados em plena madrugada em frente a garagem, tão logo eu abri o portão, ele entrou com o carro de forma estúpida, e por azar deu uma raladinha na lateral do carro, algo quase que imperceptível, mas o suficiente para causar sua ira, e esbravejar :” Sua Goooorrrrdaaaa a culpa foi sua !”, fiquei imóvel, sem ação, não saia nenhuma palavra de minha boca, me calei, consenti, concordei com meu silêncio e minha dor, e para me acalmar eu comi de forma compulsiva, hoje vejo que minha reação foi de indignação, de revolta, e lá fui eu me punir, comendo ainda mais, sem raciocinar. Não revidei, pois claro ele tinha razão, meu filho já tinha para mais de 1 ano e eu continuava enorme. Eu não me respeitava, não impunha respeito, não tinha amor próprio, não reagia. Nos anos seguintes esse episódio não se repetiu, com o passar do tempo e por tantos outros motivos nos separamos.
Escrever tem sido uma catarse, e isso só me mostra que nesses 12 anos, eu tive inúmeros motivos para mudar esse quadro, fiz muitas tentativas nesse hiato de tempo, mas de forma errada, minhas tentativas eram de fora para dentro, anfetaminas, jejum que não passavam de 12 horas, matricula em academias, mas que eu não dava continuidade, enfim...O que me conforta é saber que nunca é tarde, o mais importante é saber que estou ciente de o quanto meu peso me fez mal e agora estou na luta, com foco e consciente de meus limites . Porque estou relatando minha história de vida aqui? Porque estou enfrentando meus medos , me conhecendo cada dia mais, e firme em minha reeducação alimentar um dia de cada vez, devagar e sempre.

0 Comente aqui: